Passeando por Brusque, com encantos além da consagrada produção têxtil

Conforme explicamos no post de Blumenau, Brusque é uma cidade próxima que vale a visita durante um passeio de mais de dois dias pela região. Com uma população de pouco mais de 130 mil habitantes, está localizada a apenas 40 km de distância. Colonizada por imigrantes alemães em meados do século XIX, tornou-se um dos maiores polos de produção têxtil do Brasil. No entanto, seus encantos vão além das lojas de roupas.

Quando visitar Brusque? A cidade pode ser visitada durante o ano todo, mas o destaque fica para os períodos festivos, sobretudo outubro quando ocorre a Fenarreco, a maior festa da cidade com muita música alemã e gastronomia voltada para pratos à base de marreco. Uma delícia!

Como chegar em Brusque? De Blumenau são apenas pouco mais de 50 minutos (40 km) pela BR-470 ou Rod. Jorge Lacerda. Existem excursões regulares para aqueles que estiverem sem carro. Se o ponto de partida for Florianópolis, uma alternativa é passar em Brusque antes de chegar à Blumenau ou no retorno para a capital catarinense.

Onde se hospedar em Brusque? A maior parte dos turistas opta por ficar em Blumenau (veja nossas sugestões aqui) pela proximidade, maior número de atrações e hotéis. Foi o que fizemos em outubro de 2016.

Quanto tempo para conhecer Brusque? Em um dia é possível conhecer os pontos turísticos principais da cidade que é justamente o que descreveremos ao longo do post. Saímos cedo de Blumenau e retornamos no final da tarde.

O Roteiro
Se a cidade de origem for Blumenau, sugerimos uma rápida passagem por Gaspar, no caminho para Brusque. O principal atrativo é a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, inaugurada em 1887 e remodelada em 1940 em estilo gótico, com duas torres que possuem 4 relógios cada. O interior se destaca pelos belos vitrais.

Igreja Matriz - Gaspar - Santa Catarina

Igreja Matriz - Gaspar - Santa Catarina

Sugerimos conhecer os pontos históricos antes de visitar as lojas de roupas. Portanto, siga até o ponto mais extremo da cidade para visitar o Santuário Nossa Senhora de Azambuja. Esse belo santuário surgiu como uma pequena capela edificada pelos colonos italianos chegados em 1876, em homenagem à Nossa Senhora de Caravaggio, que se tornou santuário em 1905. O atual templo foi concluído apenas em 1956.

Santuario de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - Santa CatarinaSantuário de Nossa Senhora de Azambuja

Santuario de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - Santa CatarinaSantuário de Nossa Senhora de Azambuja – interior

Ao lado esquerdo do templo está a Gruta de Lourdes, construída em 1928. Segundo a história, essa fonte de água motivou o local de construção da primeira capela e, diante dela, foi rezada a primeira Ave-Maria pelos imigrantes.

Gruta de Lourdes - Brusque - Santa Catarina

Atrás do templo há um pequeno caminho pelo Morro do Rosário que retrata, através de belas e conservadas esculturas de cimento, os 15 Mistérios do Rosário. Do topo, é possível contemplar uma bela vista!

Santuario de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - Santa Catarina15 Mistérios do Rosário

Santuario de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - Santa Catarina15 Mistérios do Rosário

Santuario de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - Santa Catarina15 Mistérios do Rosário

Santuario de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - Santa CatarinaVista do Morro do Rosário

Retorne para o centro e estacione em uma das transversais da Praça do Sesquicentenário, inaugurada para comemorar os 150 anos de Brusque. Em um dos lados da praça é possível encontrar os três poderes: a Prefeitura, a Câmara e o Fórum.

Praca Sesquincentenario - Brusque - Santa CatarinaPraça do Sesquicentenário

Praca Sesquincentenario - Brusque - Santa CatarinaPraça do Sesquicentenário – Os Três Poderes

A menos de 1 km de distância está localizada a moderna Igreja Matriz São Luis Gonzaga (Rua Padre Gattone, 75). A igreja original foi erguida em 1872, sendo substituída pela atual em 1954.

Igreja Matriz Sao Luiz Gonzaga - Brusque - Santa Catarina

Igreja Matriz Sao Luiz Gonzaga - Brusque - Santa Catarina

Siga para o Parque da Esculturas. Antes de chegar, vale uma parada na gigante Havan, uma excelente loja de departamento com os mais variados tipos de produtos com preços ótimos (de tapetes a calçados)!

Havan - Brusque - Santa Catarina

Havan - Brusque - Santa Catarina

O Parque das Esculturas, localizado a menos de 900 metros da Havan, é uma atração gratuita e imperdível da cidade. Com mais de 40 obras dispostas por um amplo gramado, assinadas por renomados artistas estrangeiros e brasileiros, como Niemeyer, o passeio é encantador.

Parque das Esculturas - Brusque - Santa Catarina“O que está escondido?” – Pascale Archambault

Parque das Esculturas - Brusque - Santa Catarina“Tortura Nunca Mais” – Oscar Niemeyer

Parque das Esculturas - Brusque - Santa CatarinaParque das Esculturas

Brusque é um dos maiores pólos têxteis da América Latina e, portanto, faz parte do turismo uma parada na Feira de Moda (FIP) e no Stop Shop, localizados frente a frente na Rod. Antônio Heil. Com centenas de lojas de vestuário, são uma excelente opção para comprar roupas por um preço bem acessível. Obviamente, é necessário garimpar para obter um bom custo-benefício em termos de qualidade-preço.

FIP - Brusque - Santa CatarinaFIP

FIP - Brusque - Santa CatarinaFIP

Stop Shop - Brusque - Santa CatarinaStop Shop

Stop Shop - Brusque - Santa CatarinaStop Shop

A Fenarreco
Felizmente tivemos a oportunidade de estar em Brusque durante a Fenarreco, a maior festa da cidade, que reúne música alemã semelhante à da Oktoberfest, muita cerveja e comida, mas com destaque para os pratos de marreco, típicos da região. Como estávamos hospedados em Blumenau, estivemos na hora do almoço e foi imperdível. Compramos souvenirs e almoçamos (muito bem!) ao som da agradável música germânica.

Para degustar o marreco fora do período da festa, nos recomendaram o tradicional Restaurante Schumacher, localizado a 10 km da cidade de Brusque, em Guabiruba (rua Brusque, 489). Outra sugestão local (sem marreco!), é a cervejaria Zehn Bier (rua Benjamin Constant, 26), que oferece degustação de cervejas, visitação à fábrica e algumas opções gastronômicas.

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaFenarreco

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaEntrada da Fenarreco

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaFenarreco

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaBanda Germânica

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaBuffet com as mais variadas iguarias regionais

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaPratos Típicos: embutidos, joelho, marreco, repolho

Fenarreco - Brusque - Santa CatarinaPratos Típicos: embutidos, spatzle, marreco, repolho roxo

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível por Brusque? Quer ajuda em reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus ou aluguel de carros? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 29 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!