Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã do Brasil

A Oktoberfest Blumenau foi inspirada na homônima festa alemã que ocorre desde o início do século XIX. Curiosamente, durante mais de 100 anos, a cerveja, um dos itens mais tradicionais da festa atual, era proibida. Nos dias de hoje, milhões de pessoas comparecem todos os anos a Munique e consomem mais de 5 milhões de litros de cerveja! Em Blumenau a festa começou em 1984 e cresceu exponencialmente, tornando-se a maior festa alemã do país e uma das maiores do mundo, atraindo mais de 500 mil pessoas anualmente que consomem mais de 600 mil litros de cerveja nos 19 dias de festa!

No entanto, o primeiro e maior equívoco é achar que a festa se resume a cerveja! Na realidade, o evento é uma verdadeira celebração dos traços culturais deixados pelos imigrantes que ali chegaram há mais de 150 anos. A maior prova é a quantidade de famílias descendentes de alemães vestidas a caráter, compostas por várias gerações (de bebês a idosos) que juntas cantam (em alemão!), dançam (danças típicas!) e comem segundo os costumes passados de pai para filho. Um espetáculo!

Antes de descrevermos nossa experiência, resolvemos responder às perguntas mais frequentes:

  • Quando ocorre a Oktoberfest Blumenau? A partir da primeira quarta-feira de outubro até o terceiro domingo, totalizando 19 dias de festa!
  • Onde se hospedar e como chegar à Oktoberfest Blumenau? Recomendamos a hospedagem na própria cidade de Blumenau (conforme descrito no post sobre a cidade). Existe estacionamento bem próximo, mas o trânsito é caótico e muitas vezes todos podem desejar beber. Portanto, sugerimos ficar em um hotel que possua garagem e fazer o deslocamento do centro até o Parque da Vila Germânica a pé (cerca de 2 km) ou de táxi. É fundamental reservar o hotel com bastante antecedência, pois não existem muitas opções que, a despeito dos custos mais elevados nos finais de semana, lotam!
  • A entrada é paga? Sim (exceto algumas datas e horários) e recomendamos a compra antecipada dos ingressos pelo site oficial. Os dias mais movimentados (feriados, sextas e sábados) podem ficar lotados. Os valores variam de acordo com o dia!
  • A Oktoberfest Blumenau é muito cheia? Depende. Fomos quatro dias seguidos (abertura na quarta), quinta-feira, sexta-feira e sábado em 2016 e, como esperado, o movimento varia bastante, dependendo inclusive do horário, sendo sábado o dia mais cheio. No entanto, não sofremos com filas grandes nem mesmo para a compra da comida no sábado. A principal diferença é que os espaços ficaram mais cheios mais cedo! No entanto, são quatro pavilhões imensos mais a área externa. Portanto, o público se distribui sem confusão e tumulto em um clima muito familiar, sobretudo antes da madrugada.
  • Vale a pena ir mais de uma noite? Com certeza! A experiência é formidável. Além de super organizado, come-se e bebe-se muito bem e por um preço justo, ao som de muita música alemã em um ambiente alegre e descontraído.

Chegamos em Blumenau na quarta-feira e aproveitamos para assistir ao desfile que ocorre em horários previamente estipulados, nas quartas e sábados na Rua XV de Novembro, no centro da cidade. Durante o dia o Bierwagen distribui chopps gratuitamente para o público, o que é repetido durante o desfile de mais de 1h de duração, que conta com inúmeros carros folclóricos, ao som de música e dança alemã com integrantes de todas as idades – de bebês a idosos de uma mesma família, caminhando lado a lado!

Bierwagen - Oktoberfest Blumenau - Santa CatarinaBierwagen

Desfile - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaDesfile

Desfile - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaDesfile

Desfile - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaDesfile

Desfile - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaDesfile

Após o término, seguimos para o Parque Vila Germânica, onde assistimos a cerimônia de abertura, com a sangria do primeiro barril. Valeu muito a pena! O ritual é bem produzido e retratado nos telões para que todos possam acompanhar todos os passos.

Sangria - Oktoberfest - Blumenau - Santa Catarina

A partir desse ponto, todos os dias foram bem semelhantes e aproveitamos para nos divertir bastante nos diferentes pavilhões, provando todas as variadas cervejas e a grande oferta de pratos típicos alemães (e locais!)! Sensacional – parecia que estávamos na Alemanha!

Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaTenda na área externa

Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaPavilhão durante a apresentação de música germânica!

Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaPavilhão vazio, no meio da tarde durante a semana

Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaVila Germânica no sábado à tarde

Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaVila Germânica no sábado à tarde

Cervejas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaCervejarias com dezenas de chopps diferentes

Cervejas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaCervejarias com dezenas de chopps diferentes

Comidas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaRisoto de linguiça Blumenau

Comidas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaCachorro quente com chucrute

Comidas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaTrio de Linguiças e Kassler com linguiça, acompanhados de purê de batata e chucrute

Comidas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaApfelstrudel

Comidas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaTorta Alemã

Comidas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaSpatzle com linguiça

Ao longo da noite, alguns concursos divertem o público, como o chopp a metro e o de lenhador! As disputas são abertas a todas as idades (o chopp não é alcoólico) e com inscrições no próprio dia!

Concursos - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaConcurso do lenhador – duplas tentam serrar em um tempo predeterminado

Concursos - Oktoberfest - Blumenau - Santa CatarinaConcurso do chopp a metro – vence quem conseguir terminar primeiro!

Outra atração formidável e histórica é a apresentação dos grupos de dança folclórica, que são inspirados em coreografias de pequenos vilarejos alemães de centenas de anos! Essa foi uma das grandes diferenças para a Bauernfest (a Festa do Colono Alemão de Petrópolis/RJ – veja mais aqui): enquanto na Oktoberfest essas apresentações ocorrem eventualmente ao longo dos intervalos das bandas germânicas, na Bauernfest é justamente o oposto!

Dancas Tipicas - Oktoberfest - Blumenau - Santa Catarina

Gostou? Quer se programar para a próxima Oktoberfest? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Gostou do post? Compartilhe!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 30 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. nicole disse:

    AMEEEEI! Sou louca para ir na Oktober, essa festa deve ser um máximo. Aguei com as comidas, parecem deliciosas!

  2. Ah que máximo!
    Só conheço esta festa e um bate e volta, mas vou voltar para um tour completo!!!
    Que máximo

  3. Nossa passou um filme na minha cabeça com esse post, quando eu era mais novinha eu e minhas amigas enlouquecia para ir nessa festa hahaa.. bateu saudades.. Adoreii o post e as dicas .. ooh festa animada né? abraços

  4. Livia Zanon disse:

    Tenho vontade de ir para a Oktoberfest, que legal esse post!!! IMagino que deve ter muitaaaaa cerveja e comida gostosa né =D kkkkkkk Beijos

  5. Gabriela disse:

    Eeeee festona boa, hien? Tô pensando seriamente em ir neste ano.
    Adorei as dicas.
    P.S: vocês dois ficaram muito fofos a caráter!

  6. Cris disse:

    Oiiii… vi que tem um camarote na festa… será que compensa? ou melhor curtir os pavilhões?

  7. Livia Melo disse:

    Uauu!! Eu já ouvi falar demais dessa festa, mas não sabia que a estrutura era assim TÃO grande! Adorei o relato de vocês, obrigada por compartilhar!

  8. Karine disse:

    Olá R.I, tudo bem ai? Estamos indo (eu e o namorado) a Oktoberfest no seu último fim de semana (ansiedade máááxima rsrs)!
    Vocês, no sábado, ficaram o dia todo pela Vila (e arredores)? Estarei em Balneário mas pretendo ficar o dia todo e entrar pela noite no sábado, porque bate-e-volta é quase inviável rsrs é muito chão rsrs Será que é possível? Ameeeiii as fotos e dicas! Abraços dessa também carioca rs

    • Boa noite Karine.
      Obrigado! Ficamos felizes que tenha gostado do post e temos certeza de que irão amar e se divertir muito na festa.
      No sábado entramos no final da tarde para conhecer a Vila de dia, mas é possível entrar apenas de noite sim, sem problemas. No entanto, recomendamos comprar os ingressos com antecedência no site oficial para evitar problemas.
      Se optarem por entrar à noite, recomendamos assistir o desfile no final da tarde no centro de Blumenau! Vale super a pena.
      Quanto a bate e volta, certamente não recomendamos, pois além de ser longe e cansativo, limitaria se quisessem beber alguma coisa.
      Qualquer dúvida é só falar.
      Grande abraço e desde já boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!