Cortando as montanhas norueguesas de trem na Flåmsbana

Flamsbanna - Flam - NoruegaConforme explicado no post sobre a Noruega e Fiordes, saímos de Flåm em direção à Myrdal pela Flåmsbana, uma ferrovia construída em 1924 com 20 km de extensão e elevação de quase 900 metros entre as duas vilas. Pelas diferentes paisagens ao longo de inúmeros túneis, tornou-se uma das maiores atrações do país e atualmente é utilizada de, modo geral, apenas para fins turísticos.

Como comprar as passagens? É possível comprar a passagem na estação de trem de Myrdal ou Flåm ou pela internet no site Visit Flam. Vale ressaltar que o trajeto está incluído em diversos pacotes que combinam os mais diferentes passeios pela Noruega utilizando o transporte público do país (Fjords Tours), como explicamos melhor no post “Fiordes da Noruega: Tudo o que você precisa saber“.

Quanto tempo dura a viagem? O deslocamento simples tem duração de aproximadamente 1 hora. É possível comprar ida e volta, mas o mais comum é incluir o passeio no trajeto Bergen-Oslo (ou vice-versa) e, portanto, de Myrdal parte para Oslo de trem ou de Flåm segue para Bergen de ônibus ou barco.

Como nós fizemos? Conforme explicamos aqui, fizemos o trajeto Bergen-Oslo de barco e trem, através do passeio Sognefjord in a nutshell, que incluiu o barco até Flåm e o trem até Oslo. É possível comprar separadamente com um custo discretamente menor. Foi excelente!

Embora estivesse nublado, a paisagem é deslumbrante. Além disso, pela grande variação de altitude, é possível observar diversos climas e vegetações, desde o verde com temperatura amena em Flåm, até o branco de Myrdal.

Flamsbanna - Flam - NoruegaPequenas vilas no vale

Flamsbanna - Flam - NoruegaTrem pela Flåmsbana

Flamsbanna - Flam - NoruegaContraste das altitudes: nevado em cima e verde embaixo

Flamsbanna - Flam - NoruegaSinuosas estradas típicas da Noruega como a que passamos alguns dias antes (veja aqui)

Flamsbanna - Flam - NoruegaPaisagens nevadas com o aumento da altitude

Flamsbanna - Flam - NoruegaEstação de Myrdal

Nossa maior decepção foi a cachoeira Kjosfossen, que estava com um volume de água muito pequeno e, portanto, era um pequeno filete, totalmente diferente das fotos que vimos na internet! Vale ressaltar que, na nossa opinião, o pequeno show apresentado no local é turístico demais e não combina com a paisagem.

Flamsbanna - Flam - NoruegaCachoeira Kjosfossen praticamente “seca”

De Myrdal seguimos para Oslo.

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking ou aluguel de carros no RentalCars. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!


Precisa de orientação para montar um roteiro inesquecível? Quer ajuda em reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Quer montar um roteiro 100% personalizado e tornar sua viagem inesquecível? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 32 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

2 Resultados

  1. Karolinne disse:

    Olá! Seu roteiro pela Noruega foi encantador! Estou pensando em fazer de forma similar.
    O trem para em Myrdal e de lá segue para Oslo? Há possibildade de fazer a compra do trecho completo Flam – myrdal (pela flamsbana) – oslo? O trem flam – myrdal possui os espaços para malas como nos demais?
    Obrigada

    • Muito obrigado Karolinne.
      Temos a certeza de que irá amar a viagem!
      O trem segue exatamente da forma como você descreveu, havendo lugar para malas (embora mais justo do que os mais modernos) e é possível comprar o trecho completo diretamente no site oficial da empresa de trens.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição e, desde já, desejamos uma ótima viagem e passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Alerta: Copia nao autorizada!