You dont have javascript enabled! Please enable it!

Hotel São Moritz: Paz para uma viagem em família em Teresópolis

No final de 2021 fomos convidados para desfrutar de um final de semana no Hotel São Moritz, na estrada Teresópolis-Friburgo. Conheci o hotel há mais de 20 anos, quando ainda estava no colégio, e a oportunidade de revisitá-lo (junto com outras lembranças) foi uma agradável proposta. Além disso, diante da pandemia, pequenas escapadas da rotina estressante são muito bem-vindas, ainda mais para nosso filho.

O hotel (reserve aqui pelo Booking ou pelo canal direto), inspirado na cidade homônima da parte alemã da Suíça, está localizado na rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo, na Região Serrana fluminense, a cerca de 150km da Zona Sul da capital (2h30 de viagem). A estrada é excelente até Teresópolis e, após, embora seja asfaltada, alguns trechos estão esburacados. Como explicamos no roteiro de Teresópolis, o hotel fica longe do centro e, portanto, não é o ideal para conhecer a cidade, mas para relaxar e aproveitar as diferentes opções de lazer e a pensão completa oferecidas pelo hotel.

Sede

A principal construção do Hotel São Moritz é a sede, a poucos metros do portão de entrada, às margens da estrada. Na sede estão parte das acomodações, o restaurante para as refeições inclusas na diária, um convidativo e envidraçado bar, recepção, lojinha, copa infantil, cineminha e salão de jogos. Como estivemos próximo ao Natal, um belo presépio e árvore, além de decorações espalhadas pelas áreas comuns enfeitavam o hotel.

Sede - Sao Moritz - Teresopolis
Sede
Presepio - Sao Moritz - Teresopolis
Decorações Natalinas

O salão de jogos conta com mesas de totó, pingue-pongue e o nostálgico AirHockey dos anos 1980 e 1990.

Salao de Jogos - Sao Moritz - Teresopolis
Salão de Jogos

No mesmo ambiente está a lojinha com alguns souvenirs e itens básicos para os viajantes que esqueceram algum item para a estadia, um pequeno parquinho infantil com pula-pula e brinquedos para crianças abaixo de 5 anos, uma copa para o preparo de pequenas refeições infantis e o cineminha para a criançada. A integração permite aos pais uma distração enquanto as crianças brincam em um ambiente seguro e coberto. Sentimos falta apenas do acréscimo de uma brinquedoteca com alguns daqueles brinquedos e livros grandes e resistentes.

Parquinho Interno - Sao Moritz - Teresopolis
Parquinho Interno
Copa - Sao Moritz - Teresopolis
Copa Infantil

Acomodações

Assim como acontece na maior parte dos hotéis fazenda, as acomodações estão na sede e espalhadas pela propriedade. No caso do São Moritz, o prédio principal conta com dois andares de quartos – alguns conjugados – com varanda e vista para o verde. Os quartos, assim como o hotel, seguem o estilo alpino que remonta as casinhas do interior da Europa, contam com frigobar e são espaçosos, com uma bela vista da varanda para os jardins. Embora bem antigos, são confortáveis e limpos.

Quarto - Sao Moritz - Teresopolis
Vista da Varanda
Quarto - Sao Moritz - Teresopolis
Carta de boas-vindas, biscoitinhos produzidos no hotel e uma garrafa d’água nos recepcionaram
Quarto - Sao Moritz - Teresopolis
Quarto
Quarto - Sao Moritz - Teresopolis
Banheiro

Além destas suítes, existem outras construções no entorno do lago – chamadas de chalés – que abrigam outras acomodações. Os tamanhos são variáveis e o site do hotel possui uma descrição e fotos das demais acomodações.

Lago - Sao Moritz - Teresopolis
Chalés no entorno do lago

Gastronomia

As refeições inclusas na pensão completa são servidas no restaurante da sede em modelo buffet e as bebidas são pagas à parte com preço justo. Os horários das refeições são amplos, o que garante que o restaurante não fique cheio e atende todos os perfis, inclusive famílias de pais de crianças madrugadoras como no nosso caso. Cabe salientar a ótima variedade de pratos e sobremesas que não se repetiram em nenhuma das quatro refeições que fizemos, sempre com pelo menos dois tipos de proteína e uma massa com três molhos.

Buffet - Sao Moritz - Teresopolis
Café da manhã – diversos pães e bolos artesanais produzidos na fazenda
Buffet - Sao Moritz - Teresopolis
Almoço e jantar – comida simples e saborosa, com boa variedade e sem repetição
Buffet - Sao Moritz - Teresopolis
Espaço kids – para as crianças com dificuldades, sempre uma alternativa habitualmente bem aceita
Buffet - Sao Moritz - Teresopolis
Sobremesas – tortas e doces caseiros sempre diferentes a cada refeição e grande variedade de doces mineiros

Além do local, o hotel ainda oferece refeições no quarto, o bar ao lado do restaurante e o bar da piscina, com bebidas e petiscos e espaço para música ao vivo. No sábado ocorreu uma apresentação no mesmo momento em que os recreadores acenderam uma fogueira em um espaço ao lado junto com as crianças. Infelizmente não pudemos comparecer pelos horários do Rafael.

Bar - Sao Moritz - Teresopolis
Bar da Piscina
Bar - Sao Moritz - Teresopolis
Bar da Piscina e espaço para apresentações
Fogueira - Sao Moritz - Teresopolis
Espaço para a fogueira com barraquinhas para eventos como festa junina

Piscina

A piscina é ampla e em meio ao verde. Infelizmente o toboágua estava em manutenção. Ao lado está a academia com diversas opções de aparelhos para exercícios aeróbicos ou de musculação. Entre as opções de lazer e a piscina está um dos convidativos redários para um relaxamento.

Piscina - Sao Moritz - Teresopolis
Piscina com academia atrás
Redario - Sao Moritz - Teresopolis
Redário

Fazendinha/Passeio a cavalo

Atração mandatória em hotéis fazenda, a fazendinha é excelente, com diversos animais em um amplo espaço. Além da possibilidade de ver os animais por conta própria, a recreação infantil garante a interação mais próxima em horários pré-determinados e é possível passear pelo hotel a cavalo ou em uma charrete.

Fazendinha - Sao Moritz - Teresopolis
Fazendinha
Fazendinha - Sao Moritz - Teresopolis
Galinhas
Fazendinha - Sao Moritz - Teresopolis
Coelhos
Fazendinha - Sao Moritz - Teresopolis
Porcos
Fazendinha - Sao Moritz - Teresopolis
Aves
Fazendinha - Sao Moritz - Teresopolis
Cavalos e Charrete

Áreas Comuns e Caminhadas

As áreas comuns que ligam as diferentes construções e áreas de lazer são graciosamente bem cuidadas com um belo paisagismo e muito verde, garantindo, de fato, uma escapada dos centros urbanos e bons locais para uma agradável caminhada, pausa para contemplação ou uma leitura em paz.

Lago - Sao Moritz - Teresopolis
Lago
Lago - Sao Moritz - Teresopolis
Lago com opção de passeio de pedalinho
Caminhada - Sao Moritz - Teresopolis
Trilha para caminhadas
Sao Moritz - Teresopolis
Paisagens do hotel
Areas Comuns - Sao Moritz - Teresopolis
Áreas Comuns
Areas Comuns - Sao Moritz - Teresopolis
Áreas Comuns
Areas Comuns - Sao Moritz - Teresopolis
Áreas Comuns

Áreas de Lazer: Esportes e Parquinho

Por último, o excelente e amplo parquinho, o minigolfe e as quadras de tênis, futebol de grama, basquete, vôlei de grama e de praia asseguram a diversão dos adultos e crianças.

Quadra de Tenis - Sao Moritz - Teresopolis
Quadras de Tênis
Volei de Praia - Sao Moritz - Teresopolis
Quadra de Vôlei de Praia
Mini Golfe - Sao Moritz - Teresopolis
Mini-Golfe
Parquinho - Sao Moritz - Teresopolis
Parquinho – perfeita harmonização com o verde
Parquinho - Sao Moritz - Teresopolis
Parquinho com quadras ao fundo
Parquinho - Sao Moritz - Teresopolis
Parquinho

Tivemos uma agradável experiência no final de semana e o custo-benefício do hotel é bem convidativo e o torna uma boa alternativa no segmento de hotéis fazenda. Cabe ressaltar o cuidado impecável com as normas de segurança no contexto do COVID-19 e, mesmo com número elevado de hóspedes, em nenhum momento houve grande concentração nos espaços, pois as diferentes e espalhadas áreas de lazer garantem uma separação natural dos viajantes. Pessoalmente ainda pude relembrar experiências das viagens da época do colégio.

Sede - Sao Moritz - Teresopolis
Momento foto sem máscara na despedida do hotel

Nota: Conforme nossa política descrita na página de parceiros, nossas viagens e experiências gastronômicas são financiadas com recursos próprios, salvo se descrito claramente o contrário no conteúdo da publicação e, nestes casos, o pré-requisito é a liberdade no relato. Portanto, todas as opiniões são isentas de qualquer ganho direto ou indireto, garantindo transparência e veracidade da real experiência vivenciada.

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 34 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

2 Resultados

  1. Amanda Torres de Souza disse:

    Bom dia! Descobri o blog de vocês ontem e já salvei vários posts para viagens futuras, o trabalho de vocês é incrível! Gostaria de seguir o blog ou vocês no Instagram, pra acompanhar mais de perto, mas estou tendo dificuldade em localizar os perfis. Poderia me passar?

    • Equipe Roteiros Inesquecíveis disse:

      Olá Amanda, tudo bem?
      Ficamos muito felizes que tenha gostado do blog e dos posts.
      Infelizmente não usamos Facebook ou Instagram.
      Muito obrigado.

error: Alerta: Conteúdo Protegido!