You dont have javascript enabled! Please enable it! Polônia: Dicas e Roteiros de Viagem – Roteiros Inesquecíveis

Dicas e Roteiros de Viagem pela Polônia

República da Polônia está localizada na Europa Central, em uma região conhecida como Leste Europeu. Faz fronteira ao norte com um pequeno território da Rússia e com a Lituânia, ao leste com Belarus, ao sul com Ucrânia, EslováquiaRepública Tcheca e a oeste com Alemanha, estando bem próxima à Suécia e Dinamarca. Possui uma população próxima a 40 milhões de habitantes, sendo mais de 1,7 milhões em Varsóvia, capital e cidade mais populosa desse país.

O estado polonês foi constituído em 966 com limites territoriais semelhantes aos atuais, tornando-se o Reino da Polônia em 1025, com a expansão em 1569 na formação da Commonwealth entre a Polônia e a Lituânia. Transformou-se em um dos países mais populosos da Europa durante os séculos XVI e XVII, com um sistema político liberal que adotou a primeira Constituição Nacional escrita europeia (em 1791).

No entanto, a Polônia foi dividida a partir do final do século XVIII, passando pelos domínios da Prússia e Rússia, de 1918 a 1939, até sua breve independência, quando foi novamente invadida pelos nazistas durante a 2ª Guerra, resultando na morte de 20% da população polonesa (6 milhões de pessoas, sendo metade de origem judaica) e pelos soviéticos durante a Guerra Fria, até 1989. Desde então desenvolveu-se significativamente em todos os aspectos, tornando-se um país de alto Índice de Desenvolvimento Humano, com grande importância econômica, alta qualidade de vida e um sistema de saúde e educação público e universal.

Mapa - Polônia
Fonte: WorldMapFinder

A Polônia faz parte da União Europeia (UE) desde 2004, mas ainda não adotou o euro como moeda, permanecendo o złoty. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias, nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destaca-se o pierogi, uma deliciosa massa com vários tipos de recheio, além das sopas, carnes de porco, kiełbasa (salsichas) e bigos (chucrute). A cerveja e a vodka são as bebidas alcoólicas preferidas da população.

idioma oficial é o polonês. No entanto, não se desespere, a maioria fala inglês! O fuso horário é de mais 4 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado com inverno frio (entre 0 e -4ºC), com neve e dias curtos, enquanto o verão apresenta temperatura amena (entre 12 e 22ºC) em longos dias.

Pela proximidade com a República Tcheca, Eslováquia, Alemanha, Estônia, Letônia e Lituânia, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser realizado de carro, trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Estivemos na Polônia em agosto de 2017 em uma viagem muito especial desde a Rússia até a República Tcheca!

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 35 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

2 Resultados

  1. Marco Antonio disse:

    Pretendo viajar pra Polônia em setembro 2019. Minha preocupação é com a língua. Com o ingles é possivel se virar? Há possibilidade de contratar guias que falem protugues ? obrigado

    • Olá Marco, boa noite!
      O período da sua viagem para a Polônia é perfeito e você não terá nenhuma dificuldade com a língua.
      Em todos os locais que fomos foi possível se comunicar em inglês sem grandes dificuldades, não sendo necessário nenhum guia.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.