Dicas e Roteiros de Viagem pela Polônia

República da Polônia está localizada na Europa Central, em uma região conhecida como Leste Europeu. Faz fronteira ao norte com um pequeno território da Rússia e com a Lituânia, ao leste com Belarus, ao sul com Ucrânia, EslováquiaRepública Tcheca e a oeste com Alemanha, estando bem próxima à Suécia e Dinamarca. Possui uma população próxima a 40 milhões de habitantes, sendo mais de 1,7 milhões em Varsóvia, capital e cidade mais populosa desse país.

O estado polonês foi constituído em 966 com limites territoriais semelhantes aos atuais, tornando-se o Reino da Polônia em 1025, com a expansão em 1569 na formação da Commonwealth entre a Polônia e a Lituânia. Transformou-se em um dos países mais populosos da Europa durante os séculos XVI e XVII, com um sistema político liberal que adotou a primeira Constituição Nacional escrita europeia (em 1791).

No entanto, a Polônia foi dividida a partir do final do século XVIII, passando pelos domínios da Prússia e Rússia, de 1918 a 1939, até sua breve independência, quando foi novamente invadida pelos nazistas durante a 2ª Guerra, resultando na morte de 20% da população polonesa (6 milhões de pessoas, sendo metade de origem judaica) e pelos soviéticos durante a Guerra Fria, até 1989. Desde então desenvolveu-se significativamente em todos os aspectos, tornando-se um país de alto Índice de Desenvolvimento Humano, com grande importância econômica, alta qualidade de vida e um sistema de saúde e educação público e universal.

Mapa - PolôniaFonte: WorldMapFinder

A Polônia faz parte da União Europeia (UE) desde 2004, mas ainda não adotou o euro como moeda, permanecendo o złoty. Assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias, nem vacinação obrigatória para brasileiros. Na gastronomia, destaca-se o pierogi, uma deliciosa massa com vários tipos de recheio, além das sopas, carnes de porco, kiełbasa (salsichas) e bigos (chucrute). A cerveja e a vodka são as bebidas alcoólicas preferidas da população.

idioma oficial é o polonês. No entanto, não se desespere, a maioria fala inglês! O fuso horário é de mais 4 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é temperado com inverno frio (entre 0 e -4ºC), com neve e dias curtos, enquanto o verão apresenta temperatura amena (entre 12 e 22ºC) em longos dias.

Pela proximidade com a República Tcheca, Eslováquia, Alemanha, Estônia, Letônia e Lituânia, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser realizado de carro (alugue aqui), trem, ônibus ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.

Estivemos na Polônia em agosto de 2017 em uma viagem muito especial desde a Rússia até a República Tcheca!

Precisa de orientação para montar um roteiro de viagem inesquecível pela Europa? Gostaria de visitar outros locais da Polônia? Quer ajuda com reserva de hotéis, aluguel de carros, passagens de avião, ônibus ou trem? Visite nossa página de Roteiros Personalizados ou deixe sua mensagem abaixo.

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 31 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Reprodução ou cópia não autorizada!